5 de julho de 2012

Democracia com elegância

Bom dia Meninas,

Este ano a Sandra Annenberg desejou a todos nós mais elegância neste ano de 2012. algumas pessoas chegaram a críticar, mas, a verdade é que a Sandra foi fantástica em sua observação.

A tecnologia trás para nossas vidas muito mais praticidade, disso, não há menor dúvida. Os blogs viraram verdadeiras revistas eletrônicas, onde as pessoas ( digo qualquer pessoa), pode abrir uma página, gratuitamente, com a finalidade que desejar. Dá voz a quem quer falar. Como alguns definem: é a democracia da informação.

Democracia nunca pode ser vista como problema, é sempre uma solução muito bem vinda. Os problemas são sempre as pessoas, e como elas lidam com certas liberdades. Não há nada mais sublime que a liberdade, mas, se todos somos livres de atitudes e pensamentos, não podemos jamais nos esquecer da liberdade dos demais.  

Toda essa introdução para falar de um blog bem polêmico: “shame on you blogueira”. A ideia do blog é bem interessante, bem como alguns de seus textos. Imaginei tratar-se de uma pessoa com visão crítica, baseada na realidade em massa, popular, o que acredito ser louvável. Porém, me dei conta que o blog citado, preocupou-se mais com ofensas que a ideologia. Não acredito na mídia que usa a imagem das pessoas com fins depreciativos, por mera satisfação sórdida de ofender e denegrir.

No ápice dos meus trinta e poucos anos, vejo em um desses blogs de moda, um em particular, uma menina de beleza e elegância adorável, acrescentado de um bom gosto, com boa condição financeira, que lhe proporciona um closet invejável. Divulga marcas caras, bem acima das possibilidades da maioria da população. Até ai, que mal há nisso? Seu blog tornou-se bem lucrativo, mais um motivo de admiração, saber enxergar as boas oportunidades até onde acredito é sinônimo de inteligência.

O mercado da moda é tão abrangente e lucrativo, são modelos, agências, grifes, mídia, tantos profissionais que lucram com ela. Porque não as blogueiras? Se é errado alguém faturar tanto com a moda, talvez devêssemos rever todos os nossos conceitos, talvez seja igualmente errado o faturamento dos clubes esportistas, os salários dos atletas, os preços altíssimos das obras de arte, os preços dos ingressos de um show. Quem paga uma bolsa Hérme é o mesmo que paga alguns milhões em uma obra de arde, pensando assim, a bolsa é mais acessivel. Errado? o que é errado? em todas as religiões que conheço, inveja também é errado.  
Temos o que merecemos, nossos políticos são o nosso reflexo no espelho, dói, mas, nós escolhemos. Se os ingressos são caros é porque pagamos, se os preços são altos é pela importância que damos a cada coisa.  Se o blog fatura é porque o seu acesso faz dele lucrativo. Já se perguntaram quantas vezes cortaram fila? Deixaram para ultima hora? Quiseram dar aquele jeitinho?  Declararam equivocadamente o IR?   

É culpa do capitalismo? Sejamos donos de nós mesmos, se há mídia, haja convicção. Objetos de desejo precisam ser desejados, e muitas vezes nossos desejos são sonhos que nos motivam a crescer. Sonhe, mas tenha discernimento das suas reais necessidades, não se deixe influenciar por tudo, assim não terá motivos para temer a propaganda. Cuide de seus filhos, leve-o ao parque, ao cinema, a livraria, ao teatro, leia um livro, conte uma estória, brinque, dance, participe, eduque. Se não se acomodar pela facilidade de deixá-lo na frente da televisão, o dia todo, não terá motivo para temer seus desejos. Seja a influência de seu filho.            
A imagem é à base da pirâmide, ou se preferir como dizia meu professor de trigonometria, “os catetos da hipotenusa”. Sem a imagem não há identidade, sem identidade não há direitos, não há liberdade. Há formas e formas de dizer o que pensa, defender um posicionamento, acrescentar uma opinião, se não há diversidade de opiniões não há evolução. Mas, lembre-se de ser educado, respeitoso, decente.
 Leve minha carteira, meu carro e até o meu direito de ir e vir, mas não toquem no meu direito de pensar, meu pensamento é a imagem do que sou, do que me tornei. A minha imagem é o que penso de mim.  
É equivocado pensar que pelo fato de uma pessoa ser pública, ela perde seu direito a imagem, sua privacidade e a de sua família. Aí entra a tão esperada elegância, não só para 2012. O belo é o elegante, e “me desculpem os deselegantes, beleza é fundamental”.

3 comentários:

  1. Muito apreciável seu comentário, Fefeu!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto. Adorei!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ameeeei seu texto, minha amiga! A inveja realmente mata... Bjs, Moema

    ResponderExcluir

Gostou? Então comenta! :)