28 de novembro de 2011

"Doutora, quero fechar meus poros..."

           Taí uma frase que ouço quase todos os dias no consultório. O que acontece é o seguinte:  Quando criança, normalmente temos a pele do rosto fina e macia. Quando nos tornamos adolescentes, os hormônios se encarregam de transformar essa pele "infantil" em uma pele com glândulas sebáceas  mais dilatadas e hipertróficas. O resultado? Pele grossa, oleosa e com "poros" dilatados. São raros os adultos que conservam essa pele macia e fina da infância. É claro que alguns realmente tem a pele mais grossa e oleosa do que outros e isso é determinado geneticamente.

            O ideal é usar um sabonete/ gel de limpeza adequado para a sua pele, um creme/gel noturno ( de preferência nesses casos à base de ácidos glicólico, salicílico, retinóico ou zinco)  e um bom protetor solar específico para peles oleosas ao longo do dia. Em casos específicos ainda podem ser usados adstringentes e hidratantes matificantes.
            Partindo para tratamentos em consultório. lançamos mão de váááárias sessões de microdermoabrasão ( uma espécie de peeling de cristal ) e aplicações de peelings químicos. Sabe o que gosto muito também? O primer! Ele é um paliativo, uma espécie de creme a base de gel de silicone que vai "tapando" os poros à medida em que é aplicado no rosto.Existem marcas nacionais e importadas no mercado.
         Lembrem-se  que para ter uma pele lisinha e macia o trabalho é árduo e contínuo! Nem as atrizes e estrelas da TV escapam desses cuidados ,e pele lisinha, lisinha mesmo só em photoshop, rsrsrsrs! 
*Vi uma imagem  esses dias em TV de LED HD em que dava pra ver todos os poros e ruguinhas da atriz (Carolina Dieckman), afinal , ela é ser humano né, gente! Como eu falei ,todo mundo tem "poros" ,uns um pouco mais, outros , um pouco menos...
           Quem quiser saber um mais sobre o assunto, recomendo essa matéria do site UOL, com meu querido professor e amigo João Carlos Lopes , da USP Ribeirão Preto. 
 Abaixo, alguns produtinhos recomendados:




Normaderm  triactive - Vichy
Primer photo finish light - smashbox
Porefessional primer - Benefit
Derm AHA - La Roche-Posay
Effaclar (loção adstringente e gel de limpeza facial) - La Roche-Posay
Minesol oil control FPS30 - ROC
Actine sabonete líquido com ácido salicílico -

6 comentários:

  1. Amiga, adoreiii! Estava esperando por este post! Vou comprar os produtos!!! Prometo que agora vou fazer o tratamento certinho! Quero uma pele mais lisaaaa!!!!

    ResponderExcluir
  2. O minesol eh meu companheiro diário .

    ResponderExcluir
  3. Eu tb estou precisando de alguns desses.
    Adoro essas dicas Mó,

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog, Moca! Não sabia, só vi hj, acredita? Enfim, adorei o post! Minha pele tá um CAOS!!! Manchas, acne nodular ( grau III) e poros que parecem mais craterass, sem falar numa descamação sem na testa e sobrancelha!!!Uso o minesol e adoro, mas é só. Amamentando não tenho muita opção, não é?Bjos e saudades!

    ResponderExcluir
  5. Oi lis! E verdade , temos poucas opções quando estamos amamentando. Vc deve estar também com uma dermatite seborreica entre as sobrancelhas. Va usando o sabonete dermotivin original líquido 2 vezes ao dia e mantenha o Minesol. Se quiser, posso lhe examinar no final do ano , bjo!!

    ResponderExcluir
  6. Tô usando o dermotivin desde a gestação, mas preciso de disciplina p usar 2X...vou querer sim a consulta!!Bjos e até breve!

    ResponderExcluir

Gostou? Então comenta! :)