6 de fevereiro de 2012

1º Dia de Aula

Oi Lacetes,
O post de hoje é todo especial, sobre o primeiro dia de aula das crianças. A minha intenção é ajudar a mamãe de primeira viagem nesse dia tão importante! Nossa Lacete, Mila, está passando por isso, o filho dela está com 2 anos, e hoje é seu primeiro dia de aula.
Pessoalmente, estou ansiosa, pq mesmo longe, o dia a dia dos babys Lacinhos (Saulinho, Lalá e Dan) ou não(Duda, Olívia, Melissa, e muitos outros!), e  é compartilhado por todas nós, com vídeos, fotos ou conversas virtuais.
Duda iniciando no Bercário
Muitas questões passam pela cabeça da Mãe: "será que ele vai se acostumar, vai sentir falta da casa, dos pais....e a eu, será que eu vou me acostumar?"
Não é fácil, para a criança, ficar longe da Mãe e de toda segurança de sua casa e partir para um novo ambiente onde vai conhecer poucas ou nenhuma criança. 
  • Tente não levar a criança nos braços. Assim ela sofre menos ao trocar a Você pela Professora;
  • Valorize o momento. Mostre como é legal o lugar, os novos materiais que ele vai começar a usar (mochila, lápis de cera, massinha de modelar);  
  • Cheguem de mão dadas;
  • Não faça da despedida um momento triste e longo. Ex: Despedir, voltar, abraçar, despedir novamente;
  •  Não chore na frente dele (essa deve ser a parte mais difícil), lembre-se que ele volta pra casa;
  •  Não saia escondido, para que a criança não se sinta traída;
  •  Avise que vai voltar;
  • Chegue antes do horário, assim quando ele sair encontrará com você;
  •  Não chegue atrasada, a criança fica muito ansiosa vendo que todos os colegas já foram com suas mães e ele está sozinho;


Olívia, iniciando as atividades acadêmicas.

Outra questão importante é a Escola...veja como ela trabalha com as crianças nas primeiras semanas e se tem um programa especial para atendimento aos pais. Caso não tenha, entrem em contato com as outras mães, elas devem estar com as mesmas expectativas e angústias que você.

Ah, tirem muitas fotos, registrem tudo e curtam o momento, ele é especial SIM!! Afinal é a escola o primeiro ambiente onde a criança vai conviver com outras crianças e provavelmente aqueles serão os “amigos de infância” de seu filho. Nós Lacetes somos a prova disso!!!

Eu e Mila, num desfile de escola.

Para finalizar, pedi a Fêu para escrever como ela se sentiu no primeiro dia de aula do Saulinho.
"Foi o Primeiro Choro de Independência, é assim que enxergo o 1º dia da Escolinha. Quando as Mães colocam seus filhos (bem novinhos) no berçário, muito comum em cidades grandes, a adaptação ocorre mais rápido, para ambos. Meu filho atravessou o portão pela primeira vez, pouco antes de completar 02 anos. Foi muito choro....Meu, da Tia, da Dinda, todas presentes nesse Dia. Na primeira semana de adaptação pude acompanhar de perto, mas na semana seguinte, quando ele atravessou o portão e disse: "Tchau Mamãe"...mal pude enxergar o caminho de casa! Ele levou uma semana para se acostumar, eu não me acostumei ainda. O Saulo tem quase 03 anos e já está no 2º ano do maternal."

Hoje é o primeiro dia do Daniel, tenho certeza que como eu, ele provavelmente não lembrará deste dia, masa mamãe não se esquecerá jamais! As 5 titias aqui, que acompanham cada sorriso, brincadeira e cantoria, infelizmente não poderão estar com você e acompanhá-la de volta pra casa. Mas estaremos conectadas esperando as fotos e vídeos!!
Bjinhos, Gabi


Mila invadindo o post para um recadinho de Dan:


"Tia Gabi, foi assim minha chegada na escola...



...fui com Lulu, dei tchau para a mamãe e brinquei a tarde toda! beijinho, Dan"

6 comentários:

  1. Viu tia Gabi? nem chorou! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk nem ele, nem a mamãe...mas aqui é diferente, a escola é bem pertinho! Imagino que seja diferente em cidades maiores!

    ResponderExcluir
  2. Acho que a diferença é o fato de Dan já conhecer boa parte da garotada, e provavelmente as tias tb.
    Ficou lido Gabi. Parabéns.
    Para o Dan tb.
    Queria o depoimento de Ivana no primeiro dia de Duda.

    ResponderExcluir
  3. Vcs n tem noçao dos videos dele falando q vai p escola. Me acabo.
    A duda tá tao pequena q dá pena....mas ja tem um ano essa foto.
    A olívia e filha de um casal q eu adoro aqui de aju..uma figurinha q nos acompanha sempre :)

    ResponderExcluir
  4. Ai Gabi... lindo post. Pra mim foi bem difícil até porque a Olívia associou a escola a convivencia com a mãe, já que participei da primeira semana completa e não passo tanto tempo do meu dia com ela já que trabalho o dia todo fora. E agora pra completar, na sua segunda uma luxação no braço para meu desespero...ter recomeçar??? Será??? Seja o que Deus quiser e vou precisar de muitos conselhos da minha amiga psicóloga. Bjinhos Dani e Olívia.

    ResponderExcluir
  5. Chorei muito no primeiro dia de aula do Saulinho ...

    ResponderExcluir
  6. Meninas, engraçado que Fernandinha em sua primeira semana de aula, nem chorou, deu tchau numa boa! Aff, fiquei muito feliz com essa adaptacao! Na segunda semana começou a chorar, acredito eu que foi pq a fase de encanto tinha esfriado, sei lá...logo em seguida, ela se afastou pois ficou doentinha! Quando retornou, foi uma nova adaptacao, muito choro...Hoje, em seu segundo ano de escolinha (ela ta no grupo 3), ela ta bem animadinha pq ja sabe que nao tem jeito mesmo! Vai p aula 7:30 da manha e so retorna p casa as 17:30, "pau viola" . A mamae aqui leva e busca! Adorei o post, bjs

    ResponderExcluir

Gostou? Então comenta! :)