19 de dezembro de 2011

Vai sair de férias?


Para quem estiver em BH, ou nas redondezas, a dica é passar no Inhotim:

O Inhotim é um instituto de arte contemporânea e jardim botânico, que oferece um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou e com galerias temporárias e permanentes.

Em toda a área são encontradas espécies vegetais raras, dispostas de forma estética, em terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada.

O Instituto Inhotim foi idealizado pelo empresário Bernardo Paz em meados da década de 1980. E começou a desenvolver o seu paisagismo em 1984, com a visita Roberto Burle Marx. Em 2002 tornou-se o Instituto Cultural Inhotim, instituição sem fins lucrativos, destinado à conservação, exposição e produção de trabalhos contemporâneos de arte e que também desenvolve ações educativas e sociais. Atingindo em 2009, mais de 160 mil visitantes.
O Inhotim está localizado no Vale do Paraopeba, no município de Brumadinho, que tem aproximadamente, 35 mil habitantes.

Outras diquinhas:
· Você pode estender o passeio, com uma visita a Fazenda dos Martins, que fica na localidade de Marinhos, cuja construção foi feita por escravos, com muros de "pedra seca", paredes e forros pintados ao estilo da época (século XVIII).
· Há também Piedade do Paraopeba, um dos povoados mais antigos de Minas Gerais, cuja Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade do Paraopeba é datada de 1729. Outro ponto turístico é a Igreja de São José do Paraopeba, obra erguida em 18 de dezembro de 1751 a pedido do padre Antônio José de Moura.
· Escravos alforriados formaram a comunidade quilombola de Sapé. A comunidade mantém suas tradições, com Congado e a Guarda de Moçambique.

Visão Pessoal: Conheci o Inhotim em 2010, acompanhada do marido e filho. Adorei minha visita, mas infelizmente foi só por um dia, e não tive a oportunidade de visitar a Fazenda dos Martins e nem a comunidade Qilombola. O instituto é realmente lindo, e tem um restaurante de culinária local, que além de charmoso, com ótimos serviços. Aprovadíssimo.
Posted by Picasa

3 comentários:

  1. Quero ir! Outro dia vi uma entrevista dele no" Marilia Gabriela"...muito legal o lugar! Teve um "altas horas" lá tb. Vc viu?

    ResponderExcluir
  2. legal Fê! e muito bom o blog! parabéns!
    beijosssss

    ResponderExcluir

Gostou? Então comenta! :)